GNOMOS




O QUE SÃO GNOMOS?

 
Um gnomo é uma criatura mitológica, incluída entre os seres elementais da terra. São costumeiramente representados como pequenos humanoides que vivem sob a terra, em minas ou em ocos de troncos de árvores, onde guardam seus tesouro.

O mais antigo texto que se conhece mencionando este ser é o Liber de Nymphis, sylphis, pygmaeis et salamandris et de caeteris spiritibus, escrito pelo alquimista Paracelso no século XVI. Na sua classificação dos espíritos elementais, Paracelso divide-os em quatro tipos: as salamandras (do fogo), as ondinas (da água), os silfos (do ar) e os gnomos (da terra).

O nome, segundo alguns autores, pode vir do latim medieval gnomos, originado do grego clássico gnosis ("conhecer"). Outra teoria é de que venha do grego genomas ("terrestre"). Em 1583, a palavra gnome passou a figurar nos dicionários franceses, com o significado de "pequenos gênios deformados que habitam a Terra".

A representação mais comum dos Gnomos é com um chapéu vermelho na cabeça (onde reside seus poderes ocultos), com botas (demonstrando sua facilidade de locomoção na terra), com cabelos e barbas brancas (representando seu grande conhecimento e pureza de espírito). A aparência deles pode variar muito conforme a região onde são encontrados, pois costumam se parecer com os habitantes.

Existem muitos museus dedicados aos Gnomos no mundo. Em Devon, na Inglaterra, existe o Museu do Gnomo, localizado dentro da Reserva do Gnomo (Gnome Reserve), um local com uma grande coleção de Gnomos de Jardim e Gnomos antigos. Na Califórnia, Estados Unidos, você encontra o Gnome Habitat USA, com esculturas, pinturas, posters, doces e muito mais, tudo de Gnomo. Em Gräfenroda, na Alemanha temos o Museu do Gnomo de Jardim (Gartenzwerg Museum) da empresa Philipp Griebel, especializada em Gnomos de Jardim.

Desde 2002, no dia 21 de junho, se comemora o Dia Internacional do Gnomo, onde se organizam festas, paradas, competições e jogos, em países como: Itália, Austrália, França, Bélgica, Espanha, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.

Autor Bruno

Sou apenas um viciado em tecnologia, cultura geek e futebol.
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial